sábado, 14 de maio de 2016

Uma das brincadeiras que marcou a minha infância foi o Jogo do Elástico. Passava horas a brincar a este jogo com amigos, normalmente a maior parte dos adeptos deste jogo são as meninas!Ficam duas crianças, frente a frente, e separadas cerca de 2 metros, com um elástico em volta delas e uma terceira criança salta, com o objectivo de realizar uma sequência de diversos saltos a alturas diferentes.



Ana Rafael 80609

Looney Tunes

Tenho cassetes e mais cassetes! 
São tantas que nem sei...

Adorava ver os desenhos animados dos Looney Tunes! Os meus favoritos eram o "Bugs Bunny" e o "Coiote e o Beep Beep". 






Andreia Caetano 80574

Todos os Patinhos

Lembro-me perfeitamente, todos os dias às 20h em ponto, esperneava para que os meus pais colocassem no canal 2 da TV para os ouvir. Cantava com eles e depois fazia o que eles diziam, arrumava os brinquedos, lavava os dentes e ia para a cama. E era isto todos os dias.




https://www.youtube.com/watch?v=AUns9-LOsRc

Marta Claro

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O desenho animado com mais vida

"A minha família é uma animação", foi uma série de televisão. O Neco,  o desenho animado que tornava a família Dias, única e com muitos  momentos de alegria e agitação, sem duvida que  também marcou a minha adolescência. 
Ainda hoje recordo a trilha sonora que quase que me acordava todas as manhãs antes de ir para a escola. 

O Neco, é com certeza o desenho animado com mais vida da televisão portuguesa!

 Lúcia Ferreira

Barriguitas de 1986!


Estes eram uns bonequinhos muito desejáveis por todas as meninas na década de oitenta, na qual eu nasci. O nome deles eram Barriguitas! Tive alguns Barriguitas e as melhores memórias que tenho deles é o seu cheiro a borrachinha!





Sónia Lima
80600

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Anita


      A Anita foi uma coleção de livros que me fascinou em criança. Tinha histórias simples e engraçadas. Quem é que não se lembra do pantufa o cãozinho dela, ou o seu irmãozinho Pedro que acompanhava em muitas das suas histórias?
   
     As histórias dela foram escritos por Gilbert Delahaye e ilustrados por Marcel Marlier. Os livros foram criados em 1954. Anita é retratada como uma menina bem educada, curiosa, que gosta de ir à escola, nadar, aprender coisas novas e fazer muitas outras atividades.

     Os Livros só começaram a circular em Portugal a partir de 1966 e eram editados pela Editorial Verbo. O primeiro livro da Anita foi publicado com o título original "Martine à la ferme" (traduzido fica "Anita na Quinta").


 Em 2015 , passados 61 anos do seu lançamento em Portugal, a Anita muda o seu nome para Martine. Na verdade Martine sempre foi o seu nome original. O Pantufa passa a chamar-se Patusco e Pedro ficou batizado de João (o seu nome original é Jean). Os nomes das personagens destes livros podem ter mudado mas as histórias e as suas maravilhosas ilustrações continuam as mesmas de sempre.


   A Anita ou Martine tem vários nomes para países e línguas diferentes:

  • Albânia: Zana
  • Belgica: Martine/Tiny
  • França: Martine
  • Espanha: Martita
  • EUA: Debbie
  • Indónésia: Tini
  • Itália: Cristina
  • Macedónia: Mapuka
  • Eslovénia: Marinka
  • Suécia: Mimmi
  • Turquia: Aysegül
  • Países Baixos: Tiny

   Ainda tenho os meus livros da Anita guardados, talvez se mais tarde for mãe passe a contar as histórias para os meus filhos e assim eles conheçam as histórias tanto com os seus nomes "antigos" como que eles têm agora.

    Deixo algumas imagens de algumas capas dos livros da Anita/Martine para caso de querer recordar a vossa infância e tiverem curiosidade.

    E tu também tinhas estes livros em criança? Quais foram os que tiveste e qual o teu preferido?




Este era o meu livro preferido da Anita.


Este provavelmente foi o primeiro livro da Anita


Outro dos mais antigos


Quem ainda se lembra da Anita doente?


Um dos livros já com o nome Martine em Português

Rute Marques