A minha infância foi muito isto um anime que nasceu há 21 anos precisamente como eu, e que na altura prometia revolucionar o mundo infantil e deixar país e filhos agarrados à tv.
O tão esperado sucesso confirmou-se e hoje em dia já conta com 19 temporadas e milhões de fans pelo mundo, que todas as quartas-feiras esperam por um novo episódio. Já descobriram do que estou a falar? Pokemon é claro
Uma história da minha infância e que hoje já voltou a ser uma história da infância dos mais novos. Uns desenhos animados que correm gerações, passaram pela minha e vai certamente passar pela do meu filho.
Não demorei muito tempo a perceber qual ia ser a minha escolha para escrever aqui. Houve vários desenhos animados que marcaram a minha infância mas só um que consigo olhar para trás e ter vontade de ver de novo. Eram as três irmãs.
A Ana, a Teresa e a Helena fizeram parte dos meus primeiros anos de vida e era com elas que me divertia. Todos os dias tinham um episódio e uma aventura nova para contar e que me lembre, eu delirava. Tinha a coleção toda das cassetes delas e foram durante muito tempo sagradas para mim. Hoje em dia não sei que é feito delas mas ficará sempre a certeza que foi muito bom noutros tempos.
Inês Realinho nº80632
domingo, 5 de junho de 2016
Rei Leão
O filme do Rei Leão foi sem dúvida alguma o filme da minha infância, já perdi a conta á quantidade de vezes que vi este filme, sem nunca me cansar. Lembro-me de ser criança e chorar cada vez que o filme acabava, lembro-me também de o ver sempre acompanhada pela minha irmã e pelo meus pais, fazendo sempre as mesmas perguntas sobre o filme. Existe sempre aquela nostalgia de quando era pequena sempre que me lembro do Rei Leão.
Algum de vocês que está a ler já passou pela fase de colecionar e tocar tazos com amigos. E ainda brincar com eles? A matunano na altura tinha sido a primeira marca a lançar as coleções nos seus pacotes de batatas fritas. Ainda existiam alguns que era maiores e que tinham uma só cor com a imagem em relevo. Eu troquei imensos com a minha irmã e os meus colegas do infantário. Ainda havia que tivesse o Porta-tazos que era uma caixa em forma de cilindro que servis para guradar as coleções. É curioso como ainda existem marcas de aperitivos e doces que ainda fazem estas coleções de tazos.
Para terem uma ideia deixo-vos um vídeo para recordarem a vossa infância ou simplesmente se tiverem curiosidade.
Pato Aventuras, cujo o seu nome original Duck Tales, foi um desenho animado que me marcou muito. Foi criado pelos estúdios da Walt Disney e foi produzido entre os anos 1987 e 1990. Estes desenhos animados foram inspirados nas populares bandas desenhadas da Disney (que a minha irmã comprava imenso, ainda temos uma enorme coleção no sotão). Foi considerada a série de desenhos animados mais famosa da Disney.
A série estreou em Portugal em 1988 na RTP e voltou a repetir em 1991. A série retrata as histórias do Tio Patinhas e a sua família. O Tio Patinhas é o Pato mais rico do mundo e vive numa enorme mansão na cidade. Um dia o Donald vai à marinha e deixa os seus sobrinhos Huguinho, Zézinho, Luísinho. Temos imensos personagens durante a história:
Leopoldo - mordomo da casa.
Madame Patilda - ama dos sobrinhos do Tio Patinhas.
Patrícia- neta da Madame Patilda, é amiga do Huguinho, Luísinho e Zézinho.
Capitão Boing - piloto de aviões e muito aventureiro, normalmente acaba por destruí-los todos.
O Asnésio - amigo do Huguinho, Luísinho e Zézinho e admirador do Capitão Boing.
Professor Pardal - Inventor, ele faz criações novas para ajudar o Tio Patinhas nas suas caças aos tesouros, mas isso acaba sempre por correr mal. Ele tem como assistente um robô que também foi inventado por ele, Lampadinha.
Pato Donald - Sobrinho do Tio Patinhas.
Gastão - Sobrinho do Tio Patinhas. Ele é um personagem muito sortudo ao ponto de ser o pato mais sortudo do mundo.
Maga Patalógica - Bruxa. Ela tem como ambição derreter a moedinha número 1 ( primeira moeda que o Patinhas ganhou na vida) do Tio Patinhas para usa-lo como um amuleto e tornar-se a pata mais rica do mundo.
Mac Mônei - Rival do Tio Patinhas. Ele é o segundo pato mais rico do mundo.
Irmãos Metralha -Grupo criminoso. Eles fazem muitas tentativas para assaltar a Caixa Forte.
Deixo-vos aqui o genérico da série, para recordarem ou se quiserem ver apenas por curiosidade.
Rute Marques
sexta-feira, 3 de junho de 2016
VHS:
Durante a minha infância ainda se via filmes em VHS. Eu tinha imensas cassetes e adorava sentar me em frente à televisão e ver algum dos cinquenta filmes. Às vezes chegava a vê-los mais do que uma vez!! Hoje, quando olho para o leitor de cassete, na última prateleira da estante, cheio de pó, tenho muitas saudades dessa altura.
19h: a minha hora sagrada. A hora em que nada nem ninguem me tirava do sofá. Nem mesmo um ir para a rua brincar com os meus amigos. Vivia para isto, dava a vida por isto, que ate deixa-me saudades. Apenas pensava em ver desenhos animados como estes. A minha unica preocupação era que os meus pais não me chateassem a esta hora para eu poder ver o meu Doraemon em paz. Que tempos estes! Doraemon, Nobita, Gigante, Shizuka e Suneo.. Sem duvida alguma que vocês marcaram a minha infância.
Naruto, este anime marcou a minha infancia de várias maneiras....recolhi muita aprendizagem a partir deste anime incluindo o facto de ter aprendido algumas coisas em Japonês.ahah
Lembro-me de chegar da escola e esperar até ás 20:30 para ver o novo episódio.....chegar depois á escola e comentar com os meus colegas sobre o ultimo combate que houve...Mesmo com a idade que tenho, sempre que tenho oportunidade, vejo epsódios para me relembrar dos bons velhos tempos
Sem dúvida que um dos meus desenhos animados preferidos de todos os tempos é este ! Não há um único episódio que me tenha escapado ao longo das 3 temporadas que esta série tem. Foi um dos desenhos animados que me acompanhou durante toda a minha infância e que vai ficar para sempre na minha memória. De vez em quando lá me apetece ver um ou outro episódio, e quando isso acontece acabo por ver uns quantos no youtube. Recomendo a todos os que gostarem de fantasia e anime.
Adorava ver todos os episódios das W.I.T.C.H., eram sem dúvida as melhores bruxinhas que eu conheci. Para não falar da minha coleção de revistas que ainda hoje as tenho, são sagradas para mim, pois fizeram parte de muitos momentos felizes. Guardo-as com muito amor e carinho. E se voltassem a vender eu iria estar lá para as comprar. Um pequenito segredo, quando era pequena adorava ter sido uma bruxinha como elas... muito que fantasiei com a minha prima em relação a esse assunto.
Maria Azevedo
terça-feira, 24 de maio de 2016
BARBIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIES!!!!!!!!!!!!!! Qual era a rapariga que não gostava?
Mas eu tenho um episódio que me marcou imenso na minha infância. Tinha sido operada à apêndice e andava cheia de dores, o que me animava era a sala de brinquedos do hospital onde podia brincar com outros meninos. E lembro-me perfeitamente que os meus pais me fizeram uma surpresa e me compraram a barbie grávida, fiquei tãooo feliz. Como era bom a altura em que ficávamos felizes com pouco.
Um filme que marcou a minha infância foi a Cinderela. Via-o vezes e vezes sem conta e nunca me fartava, a história fascinava-me. Desde então têm sido lançados mais filmes da Cinderela que eu tenho acompanhado. O mais recente é de 2015, mas só o vi este ano. Foi como voltar à infância, o filme está maravilhoso e fez-me relembrar todas as vezes que vi e revi o primeiro filme.
Uma série conhecida por muitos, se não mesmo por todos! Pokémon lançou em 1998. Dois anos depois de eu ter nascido, foi uma série que me acompanhou e que me acompanha desde sempre! Lembro-me de acordar cedo, pegar numa mantinha e ir para o sofá da sala só para ver um episódio de Pokémon. Hoje em dia ainda acompanho a série e hei-de acompanhar até ao fim! Também tive jogos de Pokémon para o Game Boy! A marca Pokémon conta também com filmes, jogos para telemóveis, consolas e computador (online) e até jogos de cartas! Neste ano (2016) será lançado um jogo inovador da marca, Pokémon GO que irá trazer novas experiências com a tecnologia da realidade aumentada.
Polly's, Polly's, Polly's!!! Como eu gostava de brincar com estas bonequinhas pequeninas, que grande coleção que eu tinha! As tardes que eu passava a vesti-las e a inventar histórias... As saudades são imensas, e não me importava nada se pudesse voltar atrás e reviver aqueles momentos tão felizes onde era tão inocente!
Adorava este desenho animado
Gostava principalmente da magia e da fantasia que envolvia esta serie de animação...
As minhas personagens preferidas eram a Flora e a Bloom ...
Oliver e Benji foram uns desenhos animados que marcaram muitos rapazes dos anos 80 e 90. Os protagonistas são um rapazinho japonês chamado Oliver Tsubasa que desde de criança que queria ser um jogador de futebol profissional e Benji Price um guarda-redes com muito talento que veio da Alemanha. Os dois eram rivais, pois Oliver tinha sido o primeiro menino a marcar golo contra ele, mas mais tarde tornam-se grandes amigos.
Existem ainda mais personagens curiosos como Mark Lenders que também foi rival de Oliver que estava dividido entre o futebool e a família. Ele tinha de estudar e trabalhar para ajudar a sustentar a família que não estava numa situação díficil. Ele tinha uma personalidade fria e bruta pois teve experiências muito complicadas durante a sua infância.
Outro foi o Roberto Maravilha que foi um jogador profissional no Brasil. Mas ele teve azar e ficou com a sua retina deslocada e por isso teve de acabar com a sua carreira. Ele foi ajudado pelo pai de Oliver que era capitão de um barco e ficou a repousar em casa dele. Ele fica a conhecer o Oliver e repara na sua paixão pelo futebol e ajuda-o no seu treino e tornam-se grandes amigos.
Um dos personagens que mais gostei foi Julian Ross, ele apesar dos problemas que tinha no coração, teve muita força de vontade e não desistiu dos seu sonho, tentando sempre lutar com a sua doença e as suas dificuldades com muito sucesso.
E ainda tinhas os irmãos Masou que faziam acrobacias para marcar os seus golos e fazer as suas jogadas.
Eu gostava muito de ver isto porque para além de retratar o mundo do futebol numa maneira interessante (em prismas mais realistas) e também por mostrava histórias emocionantes, algumas tristes, dos personagens e a prespectiva de cada um.
Exite ainda outra série "Oliver e Benji Road to 2002"com eles mais crescidos a competir a nível mundial, que também passou em Portugal. Deixo aqui os genéricos das duas séries e o fecho da segunda série.
E tu também viste isto? Qual o personagem que mais gostaste?
1º Genérico de Oliver e Benji
2º Genérico de Oliver e Benji
Fecho da 2ª série
Rute Marques
sábado, 14 de maio de 2016
Uma das brincadeiras que marcou a
minha infância foi o Jogo do Elástico. Passava horas a brincar a este jogo com
amigos, normalmente a maior parte dos adeptos deste jogo são as meninas!Ficam duas crianças, frente a frente, e separadas cerca de 2
metros, com um elástico em volta delas e uma terceira criança salta, com o objectivo
de realizar uma sequência de diversos saltos a alturas diferentes.
Lembro-me perfeitamente, todos os dias às 20h em ponto, esperneava para que os meus pais colocassem no canal 2 da TV para os ouvir. Cantava com eles e depois fazia o que eles diziam, arrumava os brinquedos, lavava os dentes e ia para a cama. E era isto todos os dias.
"A minha família é
uma animação", foi uma série de televisão. O Neco, o desenho animado
que tornava a família Dias, única e com muitos momentos de alegria e
agitação, sem duvida que também marcou a minha adolescência.
Ainda
hoje recordo a trilha sonora que quase que me acordava todas as manhãs antes de
ir para a escola.
O
Neco, é com certeza o desenho animado com mais vida da televisão portuguesa!
Estes eram uns bonequinhos muito desejáveis por todas as meninas na década de oitenta, na qual eu nasci. O nome deles eram Barriguitas! Tive alguns Barriguitas e as melhores memórias que tenho deles é o seu cheiro a borrachinha!
A Anita foi uma coleção de livros que me fascinou em criança. Tinha histórias simples e engraçadas. Quem é que não se lembra do pantufa o cãozinho dela, ou o seu irmãozinho Pedro que acompanhava em muitas das suas histórias?
As histórias dela foram escritos por Gilbert Delahaye e ilustrados por Marcel Marlier. Os livros foram criados em 1954. Anita é retratada como uma menina bem educada, curiosa, que gosta de ir à escola, nadar, aprender coisas novas e fazer muitas outras atividades.
Os Livros só começaram a circular em Portugal a partir de 1966 e eram editados pela Editorial Verbo. O primeiro livro da Anita foi publicado com o título original "Martine à la ferme" (traduzido fica "Anita na Quinta").
Em 2015 , passados 61 anos do seu lançamento em Portugal, a Anita muda o seu nome para Martine. Na verdade Martine sempre foi o seu nome original. O Pantufa passa a chamar-se Patusco e Pedro ficou batizado de João (o seu nome original é Jean). Os nomes das personagens destes livros podem ter mudado mas as histórias e as suas maravilhosas ilustrações continuam as mesmas de sempre.
A Anita ou Martine tem vários nomes para países e línguas diferentes:
Albânia: Zana
Belgica: Martine/Tiny
França: Martine
Espanha: Martita
EUA: Debbie
Indónésia: Tini
Itália: Cristina
Macedónia: Mapuka
Eslovénia: Marinka
Suécia: Mimmi
Turquia: Aysegül
Países Baixos: Tiny
Ainda tenho os meus livros da Anita guardados, talvez se mais tarde for mãe passe a contar as histórias para os meus filhos e assim eles conheçam as histórias tanto com os seus nomes "antigos" como que eles têm agora.
Deixo algumas imagens de algumas capas dos livros da Anita/Martine para caso de querer recordar a vossa infância e tiverem curiosidade.
E tu também tinhas estes livros em criança? Quais foram os que tiveste e qual o teu preferido?